Varginha sedia a 1ª feira Afro Empreendedores do Sul de Minas
feira afro empreendedores
feira afro empreendedores

Afro não é pop. O afro foi escravidão, foi clássico também.  Na interpretação mais recente da cultura musical, em fuga da indústria cultural, falamos das divas e ícones do blues e do jazz, a grande maioria pretos.

Agora, quando o assunto é negócio, a diversidade vem reivindicar um olhar diferente da proposta da indústria, do consumo usual. Nessa esteira, Varginha ganha no fim do mês, dia 30 de julho, a 1ª Feira Afro Empreendedores do Sul de Minas. Será que o afro está se tornando pop?

A mariposa conversou com a advogada Erika Tobias, especialista em diversidade e  idealizadora do projeto. Segundo ela, a ideia da feira já havia surgido há tempos, com base em vários eventos desse tipo que já acontecem  em capitais, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

“No dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, sempre me envolvi em projetos no Shopping de Varginha e no Grupo Unis, mas pensava de que forma este tipo de evento poderia realmente chegar a todas as pessoas”, conta ela.

Segundo Erika, haverá na feira Afro muita variedade, com temas relacionados à alimentação, confeitaria, cabelo afro e vestuário.  “É realmente um momento de abertura aos nossos empreendedores. Um projeto de sonhos, para um universo de 12 horas. Nós empreendedores somos muito sonhadores.”

Ela destaca também as empresas patrocinadoras, que estão investindo no evento. “É um evento pioneiro, um marco histórico no Sul de Minas, de suma importância não só para a cultura afro,  mas para toda cultura, para atender a todo tipo de público”, constata a idealizadora.

Um dos destaques da feira será a  palestra do Preto Zezé, presidente da Cufa, a Central Única das Favelas, que atende  pessoas em vulnerabilidade social.

De acordo com Tobias, ele virá como empreendedor, vai falar da mudança de vida dele, que foi lavador de carros em Fortaleza, além de contar como esse projeto consegue chegar nas favelas do Rio, São Paulo e BH.

A programação da feira será extensa com a participação de empreendedores e atividades culturais, como música e dança. Para participar da 1ª Feira Afro Empreendedores do Sul de Minas basta levar um quilo de alimento, que será doado para Associações que trabalham com famílias em vulnerabilidade social em Varginha. O evento será no próximo dia 30, na Associação Serrinha, no bairro Santana, das 10h às 19:30h.

A mariposa se despede de mais um voo com perguntas na ‘caixola’ sobre o diverso que nos rodeia, sobre o que somos e não reconhecemos, sobre a atenção e a reflexão que deveriam balizar toda ação e motivação humana!

____________________________________

Cronograma

Parte de fora da Serrinha:

10h – Aulão de Dança com Professor Flávio Pontes
11h – Capoeira Dendê Maruô-Mestre Pé de Vento de Varginha
12h – Grupo Maraketê
13h – Samba com Grupo Samba da Hora
14h – Samba com Grupo Acaso
15h – Samba com Adriano Firmino
16h – Dj Rhayron e Dj Morpheens
16h30 – Capoeira Palmares – Mestre Sidney de Três Pontas e Mestre Cristiano de Boa Esperança
17h – Atividade no salão
18h – Atividade no salão
19h30 – Sambão com a Bateria do Império da Serrinha, Léo Sylva, Gê Junqueira, George Luiz, Marcelo Chamego, Dilley Venâncio e Luciana.

Parte de dentro da Serrinha:

10h – Zumba com Jéssica Calixto

11h – Grupo de Rap Ofir Rec de Três Corações

12h – Palestra com Everton Lemes

13h – Apresentações Artísticas de Boa Esperança

14h – Teatro com Rodrigo Mikelino

15h – Desfile Afro Mirim

16h – Desfile Afro Mirim

17h – Homenagens

18h – Palestra Preto Zezé

19h30 – Sambão no pátio da Serrinha

Mais informações no Instagram @feiraempreendedoresvga