Aqueles jovens Paralamas no fim de tarde no campo do 7, lá em BH, cantavam Óculos no show de abertura de Sting, recém saído da banda inglesa The Police. Herbert Vianna lá, todo cantante (saído de disco ‘Cinema Mudo’ não falo nada, você sabe tudo…’), com seus óculos de lentes grossas e armação vermelha, acompanhado do baixista Bi Ribeiro e do baterista João Barone! Plateia incrivelmente pequena para dois showzaços, de abertura e principal.
Hoje o campo do 7 (do América) é o Independência que ferve nas partidas de futebol, e os Paralamas do Sucesso são um clássico do rock nacional e internacional. A Mariposa estava lá, no ano de 1989.
Agora, estamos em 2022 depois de dois anos pandêmicos, sedentos por nos reunir para curtir boas músicas e os Paralamas do Sucesso fazem nova turnê nacional exatamente de clássicos, passando também por Varginha. É isso mesmo Paralamas em Varginha!
A abertura do show será com a banda varginhense Sissibonaflá. O vocalista do ‘Sissi’, Roger Fiqueiredo, curte muito o ‘power trio’ Paralamas e acha o repertório da banda fantástico, principalmente a partir de 1983. Lembra ainda, que lá no início os caras percorreram vários estilos como o caribenho, o regaee e claro, o rock.
Para Roger, Paralamas é puro The Police. Ele cita o baterista João Barone e suas batidas influenciadas por Stewart Copeland da banda inglesa. Ou seja, a Mariposa sobrevoara nos idos dos anos 80 uma dobradinha que não era um acaso entre Paralamas do Sucesso e The Police.
E para selar essa influência de anos, nada poderia ser mais significativo que um projeto comum. O vocalista do ‘Sissi’ destaca o projeto ‘Call the Police’, que reuniu o baterista João Barone do Paralamas, Rodrigo Santos (ex-baixista do Barão Vermelho) fazendo os vocais de Sting, e Andy Summers (guitarrista do The Police), para tocarem hits lendários do The Police e outros clássicos. Mas essa é outra história para as mariposas contarem!
Os Paralamas somam 38 anos de carreira e 27 discos lançados, com incontáveis shows, influenciando novas gerações. Segundo o produtor cultural Rosildo Beltrão, da RB Produções & Eventos, a banda é uma das mais importantes da música brasileira e latina.
O convite para o show veio da empresa Ramos Soluções em Prevenção de Incêndios, que comemora 16 anos. O produtor destaca músicas no repertório do show como: Meu Erro, Lanterna dos Afogados, Aonde Quer Que Eu Vá, Vital e sua Moto, Ela Disse Adeus e muito mais. Beltrão ressalta o ingresso solidário (meia-entrada) mediante a doação de 1kg de alimento, que será doado para a comunidade Padre Pio de Varginha.
Uma época que marcou os Paralamas na vida de Roger Figueiredo, que abre o show, foi o ano de 1986, ano de copa do mundo, em que os jovens se pintavam pelas ruas de Varginha torcendo pela seleção e ‘O Mêlo do Marinheiro’ havia estourado nas rádios.
Sobre o show do trio em Varginha, Roger diz que a sensação de abrir a apresentação de uma banda que gosta é muito boa e que dá orgulho por serem uma referência para o rock.
Para o jornalista e músico de Varginha, Marcelo Paiva,“Ir a um show dos Paralamas do Sucesso é uma experiência que envolve diversão, sensibilidade às nuances da música bem executada por brasileiros, que realmente cantam o Brasil. É a música feita num país em que ‘A esperança não vem do mar, nem das antenas de TV, a arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê’, afirma.
Ele ainda acrescenta que o show deles é algo próximo de uma expedição a bordo de um jipe, como beber um bom vinho e sem ter ressaca (já que é um bom vinho).
Para Marcelo, a música dos caras é uma aula de Sociologia, num país que infelizmente, ao invés de nos dar muitas reais alegrias, nos deixa constantemente com o sabor de versos como proferidos pelo próprio Herbert:
“Eu vivo sem saber
Até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei da onde vem o tiro”.
A mariposa aqui não se despede, já que o passeio pela música e pela cultura, tal como na estrada, é infinito poético para quem sabe desfrutar. O show de clássicos dos Paralamas, mais atuais do que nunca, será em 11 de junho, no VTC, com abertura de Sissibonaflá, às 21 horas.
Os ingressos estão à venda neste link e para compras em Varginha consulte os locais no instagram da RB Produções.