O que está por trás da ideia de culto quando falamos sobre arte?
O que está por trás da ideia de culto quando falamos sobre arte?
O que está por trás da ideia de culto quando falamos sobre arte?

O que está por trás da ideia de culto quando falamos sobre arte? Cultuar é uma forma de homenagear uma personalidade, um objeto, ou mesmo ressaltar o divino na forma de adoração. Nessa esteira há um culto, quando um grupo de pessoas se reúne por motivos religiosos, espirituais e filosóficos comuns. O termo ganha várias nuances na academia e também na cultura popular. Na arte há um culto por determinadas expressões e manifestações, como a música, o cinema, a literatura, as artes plásticas e visuais.

O que é popular e o que é culto? O cult é culto, clássico? Como precisar esses limites dos significados múltiplos da palavra na língua portuguesa, cunhada também em neologismos e estrangeirismos? Em alguns momentos o cult se define pela interrupção, após tempos em evidência.

A mariposa explica-se melhor; tem um grupo que curte, cultua determinado artista ou arte. Esse artista ou obra saem de cena por alguma razão; aí vira cult como algumas franquias a exemplo de ‘Star Wars’ ou mesmo os ‘otakus’, fãs de mangás e animes. Significa que antes era popular? Não necessariamente. A duração no tempo dependeu via de regra da união de seguidores em torno daquele objeto.

Elementos decisivos para definir se a arte é popular ou cult estão ligados à comunicação, à exposição e aderência. Por que um artista ou obra se tornam populares? O sertanejo teria se tornado tão popular  se não fossem os apelos midiáticos e a fácil conecção, aderência aos temas e melodias mais simples? Os clássicos seriam clássicos se não tivessem sido nomeados em tempos analógicos? Hoje não seriam roqueiros, cult?  É polêmico, pois as definições simplesmente não batem, ficam como expectativas.

Talvez a definição do termo esteja na base da complexidade, do repertório mais ou menos aprofundado e na defesa dos grupos, por que não? Temos a cantiga de roda, temos também a poesia de Camões e Carlos Drummond Andrade. Tornaram- se populares, mas são cult. Então, caímos no abismo temporal; ele sim define as classificações e também as colocam em risco.

O resumo é o gosto pessoal ou de um grupo que faz culto em torno de uma ideia de arte. Cada um se defende, entretém-se ou cai em epifania, completa surpresa.  A mariposa se abstém de buscar definições absolutas, mas fica, sem dúvida, com o espanto e o encantamento, sentimentos que a fazem perceber a música, a pintura, e a escrita como artes.

Definição de cult

Cult ou clássico cult (português brasileiro) ou clássico de culto (português europeu) é a denominação dada aos produtos da cultura popular que possuam um grupo de fãs ávidos. Geralmente, algo cult continua a ter admiradores e consumidores mesmo após não estar mais em evidência, devido à produção interrompida ou cancelada. Muitas obras e franquias, inclusive, atingem status de cult depois que suas “vidas úteis” supostamente expiraram.

Fonte: Wikipédia