Mostra de Cinema de Fama bate recorde de inscrições
Mostra de Cinema de Fama
Mostra de Cinema de Fama

A uma semana para o encerramento de suas inscrições, a Mostra de Cinema de Fama 2022 já bateu recorde de curtas inscritos para o evento, contabilizando mais de 2.500 filmes até o momento.

A 5ª edição da Mostra de Cinema irá acontecer entre os dias 6 e 9 de outubro, com exibições ao ar livre, na Praça Central de Fama, às margens do Lago de Furnas.

A cidade mineira será palco de mais uma edição do evento, que este ano será apresentado pela atriz e cineasta Paula Braun, intérprete de Olívia da novela da rede Globo ‘Cara e Coragem’.

Outra figura importante que estará conduzindo a Mostra de Fama é Anselmo Vasconcellos. Ele interpreta Milton, no elenco de ‘Cara e Coragem’. Desde 2017, Anselmo é um importante realizador das oficinas da Mostra.

A abertura oficial do evento, dia 6, contará com a presença das personalidades do cinema que serão homenageadas e um show com trilha de filmes nacionais apresentado pela Orquestra de Câmara Sulmineira, com o maestro Ramon.

Ainda dia 6, a mostra irá exibir o filme convidado “Quem vai ficar com Mário?”, com direção de Hsu Chien Hsin, homenageado nacional. Também como homenageada mineira teremos a atriz e humorista Nany People e homenageada regional a atriz e produtora Marina Azze.

Dentro da programação os frequentadores poderão ainda acompanhar as atividades no casarão, oficinas, rodas de conversa e painéis temáticos. E a exibição dos filmes competitivos a noite.

Para Aryanne Ribeiro, coordenadora geral da Mostra de Cinema de Fama, “o impacto da pandemia foi geral, para todas as artes, mas no audiovisual foi ainda pior uma vez que as obras têm um custo mais alto, com envolvimento de vários segmentos.”

Em contrapartida, ela menciona que a Lei Aldir Blanc proporcionou a execução de uma quantidade grande de filmes de baixo orçamento.

“Inclusive temos uma expectativa muito grande para que o ano que vem o número de inscrições seja ainda maior, por conta da Lei Paulo Gustavo que foi aprovada”, finaliza ela.

Para este ano, o grande diferencial será a Mostra Internacional que iniciou de forma on-line e agora será presencial. “Vai ser uma troca muito interessante, porque o forte da Mostra de Fama são os filmes regionais, dos interiores e teremos a oportunidade de fazer uma relação com filmes de outros lugares”, ressalta.

A ideia de fazer um festival de cinema em Fama nasceu de uma visita à cidade para um projeto do Circuito Turístico do Lago de Furnas. Aryanne conta que olhou para o lago, tão lindo, e pensou que Fama seria um lugar sensacional para um festival de cinema. Então, o nome da cidade casou perfeitamente, ‘até mesmo a passarela, que identificamos como a calçada da fama’.

Como Vice-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais (CONSEC) e do Fórum Nacional e Conselhos de Cultura do Brasil, Aryanne considera que ainda estamos caminhando na construção das políticas públicas de cultura. O ideal, segundo ela, nasce da demanda de cada local e setor cultural. “As pessoas acham que é dar dinheiro, não compreendem o incentivo como desenvolvimento e transformação no meio em que vivermos”, afirma ela. Para Aryanne, a cultura é ampla e é preciso traduzir isso para a sociedade e convoca-la a participar.

Neste voo pelo audiovisual da região, a mariposa não se despede! Se coloca ansiosa em reverência à sétima arte, que continue viva em todos os lugares. E que a tela em Fama se encha de roteiros inspiradores.

Acompanhe as redes sociais da Mostra:

Instagram | Facebook | Site