8ª Semana Criativa de Tiradentes
semana-criativa-de-tiradentes
semana-criativa-de-tiradentes

A cidade mineira de Tiradentes não dispensa comentários e vai dar mais ainda o que falar no mês de outubro deste ano com a 8ª Semana Criativa de Tiradentes.

Uma das principais vilas do Brasil colonial, a cidade que leva o nome do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, palco de diversos eventos culturais conhecidos nacional e até internacionalmente como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia, dará lugar ao protagonismo que envolve a criatividade.

Tradição e contemporâneo se tangenciam nesse evento cultural e social. Conteúdos e experiências sobre design, arquitetura, gastronomia e estilo de vida fazem parte da programação. Serão 7 dias de atividades como palestras, rodas de conversa, exposições, oficinas, lançamentos de livros, feira de design e de pequenos produtores.

Destaque para a loja da Semana Criativa, local de compras, divulgação e encontros, que fica aberta não só durante a semana, mas durante todo o ano.

A curadoria é da jornalista Simone Quintas e a produção de Júnior Guimarães. Quintas trabalhou em vários seguimentos na comunicação, mas seus 20 anos na revista Casa e Jardim, como diretora de redação, e também na direção da Revista Casa e Comida, deram a ela a bagagem para em 2017 organizar e fazer a curadoria da Semana Criativa de Tiradentes.

Já Guimarães tem longa trajetória em produção de eventos e festivais em São Paulo, o que o credenciou a produzir esse encontro cheio de multiplicidades.

A 8ª Semana Criativa de Tiradentes será realizada de 17 a 24 de outubro de 2024. Mais informações sobre o evento em  www.semanacriativadetiradentes.com.br

 

De antiga vila colonial a patrimônio histórico

Tiradentes nasceu no século XVI, no ano de 1702.  Antes chamada São João del-Rei, foi uma das principais vilas mineiras do Brasil Colônia, um dos pólos de exploração do ouro.

Em 1938, o centro histórico de Tiradentes foi tombado pelo então serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). A partir de 1980 o turismo renasceu a cidade se tornou cenário de novelas, seriados e filmes de época.

A cidade se destaca também pela rica gastronomia, restaurantes com culinária mineira, italiana, mexicana, tailandesa e também vegana.  A rede de hotelaria ampla permite escolher o lugar que mais agrada de acordo também com o poder aquisitivo de cada um.

Atrativos para visitar não faltam como as Igrejas Matriz de Santo Antônio, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Capela do Bom Jesus da Pobreza, Santuário da Santíssima Trindade, Chafariz São José, Museu Casa de Padre Toledo, Instituto Mário Mendonça e o Balneário Gabriel Passos.

E prá lá de mineiro é o passeio de trem pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, que atualmente liga Tiradentes a São João dei-Rei. O charmoso trem é puxado por locomotivas a vapor popularmente conhecidas por ‘ Maria Fumaça’.

Além de São João, dá também para dar um pulo em Prados e no distrito de Bichinhos, cheios de graça, histórias e artesanatos.